BES foi dividido em duas empresas, por imposição; mas não será isto um roubo aos accionistas, em particular os micro/pequenos, que nada tinham haver com a administração do banco, apenas queriam investir suas poupanças confiando nas palavras de quem não tem honra.
Tal como nas empresas que não pagam os ordenados aos seus funcionários e estes fazem guarda aos portões para que não saia mercadorias ou máquinas até serem ressarcidos, não deveriam proteger os accionistas inocentes ?
Esta separação de activos bons ou maus por imposição mesmo não sendo propriedade directa do BES como a seguradora Tranquilidade, parece-me algo como expropriação abusiva ! Estou para ver se os bons activos serão usados para pagar credores.
Se o sistema bancário pode provocar assim tantos estragos, devia-se tomar medidas para os limitar, seja o tamanho, seja não separar "retalho" de "investimento", seja impedir troca de empréstimo ou comprar divida entre si, seja outros sistemas para os poder controlar.
Senão tem que se discutir se os bancos devem ser do sector privado ou estatal.
O que não pode ser é o estado ter de salvar sociedades quando o não faz em outros sectores económicos. E assumir prejuízos que vão pesar no erário publico; antidemocrático é o osso ficar para os contribuintes e a carne para os que estão cheios dela.
. Nova Era
. 1º de Dezembro e Catalunh...
. Tancos
. Islã – A Ameaça Contempor...
. Para quando a mesma corag...